Musica no blog

contador de visitas
contador de visitas

sábado, novembro 05, 2011

HIPERTENSÃO ARTERIAL






A doença leva até 15 anos para ser descoberta. Enquanto isso, vai minando a sua saúde. Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre.



O que torna a pressão alta tão perigosa é a dificuldade em se reconhecer sua causa, principalmente porque mais de um fator pode estar envolvido no mau funcionamento do sistema de irrigação sangüínea. Segundo Décio Mion, do Hospital das Clínicas de São Paulo, em mais de 90% dos casos, o distúrbio está relacionado de uma só vez à herança genética, má alimentação (abuso de sal e gordura), consumo excessivo de álcool, tabagismo e peso extra. Por isso se manifesta geralmente na fase adulta e, dependendo do grau de elevação e do empenho do doente para ter uma saúde mais equilibrada, pode regredir com adoção de melhores hábitos.

O que torna a pressão alta tão perigosa é a dificuldade em se reconhecer sua causa, principalmente porque mais de um fator pode estar envolvido no mau funcionamento do sistema de irrigação sangüínea. Segundo Décio Mion, do Hospital das Clínicas de São Paulo, em mais de 90% dos casos, o distúrbio está relacionado de uma só vez à herança genética, má alimentação (abuso de sal e gordura), consumo excessivo de álcool, tabagismo e peso extra. Por isso se manifesta geralmente na fase adulta e, dependendo do grau de elevação e do empenho do doente para ter uma saúde mais equilibrada, pode regredir com adoção de melhores hábitos.


O que é Pressão Arterial?

O coração bombeia o sangue para os demais órgãos do corpo por meio de tubos chamados artérias. Quando o sangue é bombeado, ele é "empurrado" contra a parede dos vasos sangüíneos. Esta tensão gerada na parede das artérias é denominada pressão arterial.


O que é hipertensão?

A hipertensão arterial ou "pressão alta" é a elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais (140/90mHg). Esta elevação anormal pode causar lesões em diferentes órgãos do corpo humano, tais como cérebro, coração, rins e olhos. Outro tipo de hipertensão menos comum é chamada de hipertensão arterial secundária e poderá ser controlada através de tratamento médico especifico.


Como a pressão arterial se altera durante o dia?
A pressão arterial varia durante o dia dependendo da sua atividade. Ela aumenta quando você se exercita ou quando está excitado e diminui quando você está relaxado ou quando dorme. Até mesmo a postura - sentado ou em pé - influencia a pressão arterial. Este é o motivo pelo qual os médicos devem aferir várias vezes a pressão arterial para firmarem corretamente o diagnóstico de hipertensão arterial.


O que significa a medida da pressão arterial?
Quando sua pressão arterial é medida, dois números são anotados, tais como 140/90. O maior número, chamado pressão arterial sistólica, é a pressão do sangue nos vasos, quando o coração se contrai, ou bombeia, para impulsionar o sangue para o resto do corpo. O menor número, chamado pressão diastólica, é a pressão do sangue nos vasos quando o coração encontra-se na fase de relaxamento (diástole).


Porque a pressão arterial alta é um problema?
A maioria das pessoas não têm sintomas. Por isso é chamada de "doença silenciosa". Apesar da ausência de sintomas, pressão arterial elevada pode causar danos a seu corpo.


Como está sua pressão arterial?

O único meio de você saber é a checagem de sua pressão arterial por um profissional da área de saúde. Cada vez que você checar sua pressão arterial, anote no cartão de controle.


Dicas para controlar a pressão arterial
Se você tem pressão alta é importante trabalhar em conjunto com seu médico, planejando um programa de controle adequado.

l - Tome seus remédios regularmente, como prescrito. Caso você sinta algo diferente após a ingestão, informe ao médico.
2- Compareça ao consultório nas datas marcadas de controle de sua pressão, o que permitirá ao médico tomar as providências adequadas.
3- Caso o médico recomende, aprenda como medir sua pressão em casa. Peça-lhe que indique a aparelhagem necessária e lhe ensine a usá-la. Seria uma boa idéia algum familiar aprender também.


Controlando e Prevenindo a Hipertensão

Controle periodicamente sua pressão arterial.
Deixe de fumar.
Minimize o uso de álcool.
Mantenha seu peso ideal.
Faça exercícios físicos sob orientação médica.
Evite alimentos ricos em gorduras. Eles contêm grandes quantidades de colesterol, que é prejudicial à sua saúde.
Diminua o sal nos seus alimentos.
Evite a tensão. Enfrente melhor sua vida.
Diminua seu peso.





1 - CÉREBRO

A hipertensão costuma causar dois tipos de acidentes vascular cerebral (AVC), mais conhecido como derrame: o isquêmico, quando a pressão elevada favorece o entupimento de algum vaso e impede a irrigação do sangue no local; e o hemorrágico, se há rompimento de artérias, sangramento e formação de coágulos. Ambos podem provocar a morte ou seqüelas irreversíveis, como a paralisia de um lado do corpo e a dificuldade na fala. Também favorece o aparecimento de um tipo de demência provocada pela destruição gradual do tecido do cérebro, causada por uma seqüência de pequenos AVCs, menos graves que o isquêmico e o hemorrágico.

2 - OLHOS

As artérias que irrigam a retina (camada mais interna do olho, responsável pela visão) são muito finas e delicadas. Elas podem romper e levar à cegueira.



3 - CORAÇÃO




O mesmo mecanismo tende a lesar o órgão mais importante do corpo. Se um dos seus vasos fica comprometido, é provável que ocorra a angina (dor no peito, provocada pela falta de irrigação) e, conseqüentemente, o infarto. Além disso, com o tempo, é possível ocorrer uma insuficiência cardíaca: para vencer uma resistência maior das artérias, por conta do aumento da pressão, o coração precisa bater mais forte. Como se trata de um músculo, ele pode inchar aos poucos até chegar a um momento em que não conseguirá bombear sangue suficiente para suprir o seu tamanho. Então, entra em falência..



4 - RINS



Eles tanto tendem a provocar a hipertensão quanto sofrer com a doença. Isso porque fabricam hormônios (renina e angiotensina) responsáveis pela regulação da pressão arterial. A renina - em grande quantidade no organismo de hipertensos - estimula a produção de angiotensina que, por sua vez, facilita o estreitamento das artérias. Por outro lado, uma vez que a pressão está elevada, os rins ficam sem matéria-prima (sangue) para trabalhar e vão atrofiando, num processo chamado de nefroesclerose. Se chegar à insuficiência renal, o único recurso será a hemodiálise e o transplante.




5 - PÊNIS

O órgão pode ficar sem irrigação sangüínea. Como a ereção depende dela para ocorrer, a pressão alta pode levar à impotência sexual.




6 - PERNAS

Como não chega sangue suficiente aos músculos, eles ficam sem oxigênio. Isso provoca dor ao andar ou fazer exercício.

O aumento contínuo da pressão arterial faz com que ocorram danos nas artérias de diversas partes do organismo vivo. A Hipertensão Arterial é um fator de risco para Aterosclerose. Como qualquer artéria do corpo pode ser obstruída pela aterosclerose, praticamente todos os órgãos podem sofrer alterações decorrentes da hipertensão, sendo freqüentes:

no coração - o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), a miocardiopatia e a insuficiência cardíaca.Cardiopatia.
no cérebro - o Acidente vascular cerebral (AVC).
nos rins - insuficiência renal.
nos olhos - diminuição da visão e problemas na retina.Retinopatia.

CAUSAS



HAS primária. Na grande maioria dos casos a Hipertensão Arterial é considerada essencial, isto é, ela é uma doença por si mesma. Em 95%[carece de fontes?] dos casos a causa da doença é desconhecida. Nesses pacientes ocorre aumento da rigidez das paredes arteriais, fato que é favorecido pela herança genética em 70% dos casos. Por essa razão, é preciso verificar o histórico familiar do paciente, uma vez que, se seus pais ou parentes próximos são hipertensos, ele tem grandes probabilidades de desenvolver a doença.




AS secundária. Ocorre quando um determinado fator causal predomina sobre os demais, embora os outros possam estar presentes.
HAS por Doença do parênquima renal.
HAS Renovascular. HAS Renovascular é a provocada por algum problema nas artérias renais. De maneira reacional, o rim afetado produz substâncias hipertensoras. A correção do problema renal pode diminuir a pressão arterial.
HAS por Aldosteronismo primário.
HAS relacionada a Gestação.
HAS relacionada ao uso de Medicamentos.
HAS relacionada ao uso de Anti-concepcionais.
HAS relacionada ao uso de Corticosteróides.
HAS relacionada ao uso de Anti-inflamatórios.
HAS relacionada a Feocromocitoma. Feocromocitoma é um tumor que produz substâncias vasoconstrictoras que aumentam a pressão arterial, produzem taquicardia, cefaléia e sudorese. A retirada deste tumor pode diminuir a pressão arterial.
HAS relacionada

Outras causas:
- História familiar

Pessoas que têm familiares com pressão arterial elevada têm maior chance de serem hipertensas. Se for o seu caso comunique ao médico.


- Idade

Pressão alta ocorre na maioria dos casos em pessoas acima de 35 anos. O risco aumenta com a idade.


- Raça

A pressão alta é mais comum em pessoas de raça negra do que nas de raça branca.


- Sal

A ingestão excessiva de sal predispõe ao aumento da pressão arterial, por reter líquidos e dilatar o vaso sanguíneo.


- Obesidade

Pessoas com excesso de peso têm maior probabilidade de desenvolver a hipertensão. Procure saber qual é seu peso normal em relação a sua idade, altura e sexo e, se você estiver acima deste peso, consulte seu médico e nutricionista sobre um programa de exercícios e dieta adequada para uma perda gradual de peso.


- Diabetes

Pessoas com diabetes muitas vezes também sofrem de hipertensão. Esta combinação aumenta o risco de doenças cardíacas e renais.


- Abuso de álcool

Estudos demonstraram que o abuso de álcool pode estar associado à pressão alta. O significado de "abuso" pode diferenciar de pessoa para pessoa, dependendo do peso, hábitos alimentares e hereditariedade. De qualquer maneira recomenda-se moderação.


- Vida sedentária

Um estilo de vida sem exercícios regulares aumenta a probabilidade de excesso de peso, significando um fator de risco para o desenvolvimento da hipertensão.


- Cigarro

O hábito de fumar é um fator de contribuição para elevar a pressão arterial.



TRATAMENTO



Nos casos que necessitam de medicamentos, são utilizadas várias classes de fármacos, isolados ou associados. Entre outras possibilidades à disposição dos pacientes sob prescrição médica, encontram-se:

Diuréticos
Inibidores do sistema nervoso simpático
Drogas de ação central
Drogas de ação intermediária
Bloqueadores ganglionares
Bloqueadores pós-ganglionares
Drogas de ação periférica
Antagonistas alfa adrenérgicos
Antagonistas beta adrenérgicos
Inibidores de endotelina
Antagonistas dos canais de cálcio
Inibidores da enzima conversora da angiotensina II
Antagonistas do receptor AT1 da angiotensina II
Vasodilatadores diretos
Nitratos

SINAIS E SINTOMAS



O principal sinal da doença , é uma elevação persitente da pressão arterial . A hipertensão arterial, por si só , não costuma causar sintomas , por isso , é conhecida como a "matadora silenciosa" .
Sintomas com dor de cabeça , mal estar , tonturas e sangramento nasal não apresentam uma boa correlação com níveis elevados da pressão arterial . Muitas vezes , o diagnóstico de hipertensão arterial é realizado apenas na vigência de complicações cardiovasculares .







TABELA (CRIANÇAS E ADOLESCENTES)

Os valores dos percentis 90 e 95 da pressão arterial para cada faixa etária são normalizados para o percentil da estatura da criança e adolescente.

Menores que o percentil 90 Normal
Entre os percentis 90 e 95 Normal Limítrofe
Maiores que o percentil 95 Hipertensão Arterial





CUIDADOS DE ENFERMAGEM


Alguns exemplos:


Plano de cuidados direcionado para o autocuidado dos pacientes portadores de HAS
Manter o paciente calmo
Verificar sinais vitais com ênfase em PA
Controle de diurese
Manter boa visibilidade do tórax para que se possa observar a expansão durante a ventilação
Monitorização da saturação de o2
Observar, comunicar nível de consciência
Observar , comunicar aceitação de dieta
Administrar medicamento prescrito, avaliar seus efeitos

Incentivar o paciente a seguir a terapia
Avaliar a TA regularmente
Fornecer informações sempre ao paciente referente aos procedimentos
Registrar tudo.


CONTROLE DE SINAIS VITAIS

Definicao Sinais vitais sao reflexos ou indicios de mudancas no estado do paciente. Eles indicam o
estado fisico do paciente e ajudam no seu diagnostico e tratamento.

NORMAS

01 - Os sinais vitais deverao ser verificados a cada 06 horas. Quando o caso exigir dever ser visto quantas vezes for necessario;
02 - Ao se verificar qualquer um dos sinais vitais, dever ser explicado ao paciente o que ser realizado;
03 - Quando houver alteracao de alguns dos sinais vitais dever ser comunicado ao enfermeiro da unidade e ao medico responsavel pelo paciente, se for necessario.

Material

Bandeja contendo,
01 Termometro,
Bolas de algodao seco,
Bolas de algodao embebidas no alcool a 70%,
Estetoscopio,
Aparelho P.A. - Esfigmomanometro,
Caneta
Relogio,
Gazes.

Temperatura Corporal E o equilibrio mantido entre producao e perda de calor pelo organismo no ambiente e deve-se ao mecanismo controlado pelo hipotalamo no cerebro.
Certos fatores fisiologicos podem provocar variacoes na temperatura, como: Sono e repouso, idade, exercicio fisico, fator hormonal, alimentacao, banho, agasalho, emocao e desnutricao.
Ha tambem fatores patologicos, que auteram a temperatura, como:
Processos infecciosos, determinadas drogas e disturbios emocionais

TERMINOLOGIA

Hipotermia Temperatura abaixo do valor normal.

Hipertermia Temperatura acima do valor normal.

Afebril Temperatura normal;

Febricula Variacoes entre 37,0 a 37,5 [C]


8.1 - LOCAIS DE VERIFICACAO

01 - Regiao axilar ou inguinal;
02 - Regiao bucal;
03 - Regiao retal.


8.1.1 - VARIACAO DA TEMPERATURA DE ACORDO COM A REGIAO

Axilar ou Inguinal - 36,0 a 36,8
Bucal - 36,5 a 37,0
Retal - 37,0 a 37,5

Tecnica

Temperatura Axilar

01 - Lavar as maos;
02 - Preparar o material;
03 - Explicar ao paciente o que vai fazer;
04 - Desinfetar o Termometro com bola de algodao embebido em alcool a 70% da extremidade ao bulbo;
05 - Secar o Termometro com bolas de algodao seco;
06 - Descer coluna de mercurio abaixo de 35 graus;
07 - Enxugar a axila do paciente com gaze;
08 - Colocar o Termometro com a extremidade do bulbo no apice da axila, posicionando-o perpendicular mente a parede medial da axila;
09 - Pedir ao paciente para comprimir o braco de encontro ao torax, com a mao na direcao do ombro
oposto;
10 - Aguardar de 3 a 5 minutos;
11 - Proceder a leitura;
12 - Refazer a limpeza do Termometro;
13 - Retornar a coluna de mercurio ao ponto inicial;
14 - Anotar na ficha de controle;
15 - Lavar as maos.

Temperatura Bucal

01 - Lavar as maos;
02 - Preparar o material,
03 - Explicar ao paciente o que vai fazer,
04 - Certificar se o paciente ingeriu alimentos quentes ou frios, ou se fumou a menos de 30 minutos;
05 - Fazer a limpeza com bola de algodao embebido em alcool a 70% e secar o Termometro da extremidade ao bulbo;
06 - Colocar o Termometro sob a lingua do paciente, recomendando que conserve a boca fechada;
07 - Retirar o Termometro depois de 3 minutos;
08 - Fazer a leitura do Termometro e limpa-lo com bola de algodao embebida no alcool a 70%;
09 - Descer coluna de mercurio;
10 - Anotar na ficha de controle;
11 - Lavar as maos.

Obs: - E contra indicado o uso desta tecnica em criancas, velhos doentes graves, inconscientes e
psiquiatricos, portadores de doencas orofaringeas, apos fumar e ingestao de alimentos quentes ou
frios.

Temperatura Retal

Material

Termometro proprio;
Luvas de procedimento;
Lubrificante (vaselina liquida ou xylocaina gel);
Biombo.

Tecnica

01 - Lavar as maos;
02 - Preparar o material;
03 - Proteger o paciente com biombo;
04 - Explicar ao paciente o que ser feito;
05 - Calcar as luvas de procedimento;
06 - Colocar o paciente em decubito lateral esquerdo, mantendo-o coberto;
07 - Fazer limpeza do Termometro com bolas de algodao embebidas no alcool a 70% e seca-lo da extremidade do bulbo;
08 - Abaixar a coluna de mercurio;
09 - Lubrificar a ponta do Termometro com vaselina liquida que vai ser inserida no reto;
10 - Descobrir o paciente e separar as nadegas de modo que o esfincter anal seja visivel;
11 - Inserir o Termometro - 01 cm;
12 - Retirar o Termometro apos 3 minutos;
13 - Fazer a leitura;
14 - Deixar o paciente e a unidade em ordem;
15 - Encaminhar o Termometro para pre desinfecao em hipoclorito por 30 minutos;
16 - Lavar o Termometro com agua e sabao apos pre desinfeccao;
17 - Desprezar luvas;
18 - Anotar na ficha de controle;
19 - Lavar as maos.

Obs: - Esta tecnica e contra indicada em casos de intervencao cirurgica do reto e perineo, processos
inflamatorios locais.

8.2 - ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM

Hipertermia Banho morno, compressas com agua e alcool, ingestao de liquidos;

Hipotermia Aquecimento do individuo atraves de agasalhos, cobertores e do meio ambiente, ingestao
de alimentos quentes.

Pressao Arterial E a tensao que o sangue exerce nas paredes das arterias. A medida da pressao arterial compreende a verificacao da pressao maxima (sistolica) e a pressao minima
(diastolica), sendo registrado em forma de fracao:



A P.A. depende do:

Debito cardiaco Representa a quantidade de sangue ejetado do ventriculo esquerdo para o leitovascular em um minuto;

Resistencia vascular periferica Determinada pelo lumem (calibre), pela elasticidade dos vasos e
viscosidade sanguinea;

Viscosidade do sangue Decorre das proteinas e elementos figurados do sangue.

A P.A. e alterada em algumas situacoes fisiologicas, como:
a) Alimentacao, medo, ansiedade, exercicios, estimulantes aumentam a P.A.
b) Repouso, jejum, depressao, diminuem a P.A.

TERMINOLOGIA

Hipertensao P.A. elevada; P.A. convergente P.A. minima proxima da P.A. maxima;
Hipotensao P.A. baixa; P.A. Divergente P.A. minima distante da P.A. maxima.

Local de Verificacao

Membros superiores (bracos),
Membros inferiores (regiao poplitea),
Variacao P.A.:
Sistolica - 90 - 140 mmHg
Diastolica - 60 - 90 mmHg.

NORMAS

01- Na presenca de lesoes ou doencas contagiosas, proteger o esfigmomanometro envolvendo o
membro do paciente com sanito. Encaminhar o esfigmomanometro para lavanderia na alta do paciente
02 - Caso haja alteracoes no som e importante anotar para analise de dados clinicos;
03 - Verificar todos os sinais vitais de um paciente, lavar as maos e passar para outro;
04 - Em casos de verificar a P.A. com o paciente sentado, o membro superior deve ser posicionado de forma que o braco permaneca no mesmo nivel que o coracao, isto e, ao longo do corpo;
05 - Nao verificar a P.A. nos membros com fistulas arterio-venosas,
06 - Lembrar que a P.A. pode ser verificada nos membros inferiores, se necessario.

Tecnica

01 - Lavar as maos;
02 - Preparar o material;
03 - Promover a desinfecao das olivas e diafragma do estetoscopio com alcool a 70%;
04 - Explicar ao paciente o que ser feito;
05 - Colocar o paciente em condicao confortavel, com antebraco apoiado e a palma da mao para cima;,
06 - Expor o membro superior do paciente;
07 - Colocar o manguito (esfigmomanometro) 5 cm acima da prega do cotovelo, na face interna do braco prendendo-o de modo a nao comprimir nem soltar;
08 - Localizar com os dedos a arteria braquial na dobra do cotovelo;
09 - Colocar o estetoscopio no ouvido e segurar o diafragma do estetoscopio sobre a arteria, evitando uma pressao muito forte;
10 - Fechar a valvula da pera de borracha e insuflar ate o desaparecimento de todos os sons (cerca de
200 mmHg);
11 - Abrir a valvula vagarosamente;
12 - Observar o manometro, o ponto em que ouvir o primeiro batimento e a P.A. sistolica maxima;
13 - Soltar o ar do manguito gradativamente ate ouvir claramente o ultimo batimento lendo o manometro
(P.A. diastolica minima);
14 - Retirar todo o ar do manguito. Repetir a operacao se for necessario;
15 - Remover o manguito e deixar o paciente confortavel;
16 - Promover a desinfecao das olivas e do diafragma do estetoscopio com alcool a 70%;
17 - Anotar na ficha de controle;
18 - Lavar as maos.

Tecnica de Verificacao de P.A. nos Membros Inferiores

01 - Lavar as maos;
02 - Preparar o material;
03 - Promover a limpeza das olivas e diafragma do estetoscopio com alcool a 70%;
04 - Explicar ao paciente o que ser feito;
05 - Colocar o paciente em posicao confortavel com os MMII estendidos;
06 - Expor o membro inferior do paciente;
07 - Colocar o manguito (esfigmomanometro) 5 cm acima da prega do joelho, prendendo-o de modo a nao comprimir nem soltar-se;
08 - Localizar com os dedos a arteria poplitea na dobra do joelho;
09 - Colocar o estetoscopio no ouvido e segurar o diafragma do estetoscopio sobre a arteria, evitando
uma pressao muito forte;
10 - Fechar a valvula da pera de borracha e insuflar ate o desaparecimento de todos os sons ( cerca de
200 mmHg);
11 - Abrir a v valvula vagarosamente;
12 - Observar o manometro. O ponto em que ouvir o primeiro batimento e a P.A. sistolica m maxima;
13 - Soltar o ar do manguito gradativamente ate ouvir claramente o ultimo batimento lendo o manometro
(P.A. diastolica minima);
14 - Retirar todo o ar do manguito. Repetir a operacao se for necessario;
15 - Remover o manguito e deixar o paciente confortavel;
16 - Promover a limpeza das olivas e do diafragma do estetoscopio com alcool a 70%;
17 - Anotar na ficha de controle;
18 - Lavar as maos;

Pulso E a expansao e a contracao das arterias resultantes dos batimentos cardiacos. Emocoes,
exercicios fisicos, alimentacao e drogas podem provocar alteracoes passageiras do pulso.

TERMINOLOGIA

Normocardia Frequencia normal;
Bradicardia Frequencia abaixo do normal;
Taquicardia Frequencia acima da normal;
Taquisfigmia Pulso fino e taquicardico;
Bradisfigmia Pulso fino e bradicardico.
Locais de Verificacao

Arteria Temporal, Arteria Carotida,
Arteria Braquial, Arteria Radial,
Arteria Femural, Arteria Poplitea,
Arteria Pediosa; Apical.

Variacao Pulso

RN 120 - 140 batimentos, Criancas 80 - 100 batimentos,
Lactantes 100 - 120 batimentos, Adultos 60 - 80 batimentos.

NORMAS

01 - Evitar verificacao do pulso em membros afetados de pacientes neurologicos e vasculares;
02 - Nao verificar pulso em membro com fistula arterio-venosa;
03 - Verificar o pulso sem usar o dedo polegar, pois se o fizer estara contando o proprio pulso e nao o do
paciente.

Tecnica

01 - Lavar as maos;
02 - Manter o paciente em posicao confortavel, preferencialmente em repouso;
03 - Colocar as poupas dos dedos medio e indicador sobre a arteria radial;
04 - Pressionar suavemente ate localizar os batimentos;
05 - Fixar o polegar suavemente sobre o dorso do punho do paciente;
06 - Procurar sentir bem o pulso antes de iniciar a contagem;
07 - Contar as pulsacoes durante 1 minuto, avaliando frequencia, volume e ritmo;
08 - Anotar na ficha de controle;
09 - Lavar as maos.

Fig. 05 - Locais de verificacao de pulso (20 cm)

Respiracao E a troca de gazes (oxigenio e gas carbonico) ocorrido nos alveolos pulmonares, transformando o sangue venoso rico em CO2 (Dioxido de Carbono) em sangue arterial rico
em O2 (Oxigenio). Exercicios fisicos, emocoes, choro, variacoes climaticas, drogas, podem alterar a respiracao.

Variacao Respiracao

RN 30 - 40 mov/minuto,
Criancas 20 - 25 mov/minuto,
Adultos 16 - 20 mov/minuto.

TERMINOLOGIA

Bradipneia Frequencia respiratoria abaixo do normal;
Taquipneia Frequencia respiratoria acima do normal;
Dispneia Dificuldade respiratoria;
Ortopneia Respiracao facilitada em posicao vertical;
Apneia Parada respiratoria;
Respiracao Cheyne Stokes Caracterizada por movimentos respiratorios que vao se tornando profundos intercalados por periodo de apneia;
Respiracao Estertorosa Respiracao com ruido.

NORMAS

01 - Como a respiracao e um dos dados vitais dever ser verificada junto dos mesmos;
02 - Se observar anormalidades, comunica-las;
03 - Nao deixar que o paciente perceba que voce esta verificando a respiracao, pois ele poder controlar a mesma, o que ir alterar o resultado.

Tecnica

01 - Lavar as maos;
02 - Colocar o paciente deitado confortavelmente;
03 - Colocar os dedos no pulso do paciente como se fosse verifica-lo, apoiando-o sobre o torax;
04 - Observar os movimentos respiratorios (inspiracao e expiracao), contando-os durante 1 minuto;
05 - Anotar na ficha de controle;
06 - Lavar as maos.



disease takes 15 years to be discovered. Meanwhile, it will undermine your health. Here, then all you need to know about.



What makes high blood pressure so dangerous is the difficulty in recognizing its cause, especially because more than one factor may be involved in the malfunction of the blood supply system. According Decio Mion, Hospital das Clinicas in Sao Paulo, more than 90% of cases, the disorder is related to a single genetic inheritance, poor diet (abuse of salt and fat), excessive alcohol consumption, smoking and weight add-on. So generally manifests in adulthood and, depending on the degree of elevation and commitment of the patient to have a more balanced health, and may die with the adoption of better habits.

What makes high blood pressure so dangerous is the difficulty in recognizing its cause, especially because more than one factor may be involved in the malfunction of the blood supply system. According Decio Mion, Hospital das Clinicas in Sao Paulo, more than 90% of cases, the disorder is related to a single genetic inheritance, poor diet (abuse of salt and fat), excessive alcohol consumption, smoking and weight add-on. So generally manifests in adulthood and, depending on the degree of elevation and commitment of the patient to have a more balanced health, and may die with the adoption of better habits.


What is Blood Pressure?

The heart pumps blood to other organs of the body through tubes called arteries. When blood is pumped, it is "pushed" against the wall of blood vessels. This tension generated in the wall of the arteries is called blood pressure.


What is hypertension?

Hypertension or "high pressure" is the elevation of blood pressure for numbers above normal values ​​(140/90mHg). This increase can cause abnormal lesions in different body organs such as brain, heart, kidneys and eyes. Another less common type of hypertension is called secondary hypertension and may be controlled through medical treatment specific.


As the blood pressure changes during the day?
Blood pressure varies during the day depending on your activity. It increases when you exercise or when excited and lower when you are relaxed or when sleeping. Even the posture - sitting or standing - influences blood pressure. This is the reason why doctors should measure your blood pressure several times to enter into the correct diagnosis of hypertension.


What does the blood pressure measurement?
When your blood pressure is measured, two numbers are noted, such as 140/90. The largest number, called systolic blood pressure is the pressure of blood in the vessels when the heart contracts or pumps to pump blood to the rest of the body. The lower number, called diastolic pressure is the pressure of blood in the vessels when the heart is in the relaxation phase (diastole).


Because high blood pressure is a problem?
Most people have no symptoms. Therefore it is called "silent disease". Despite the absence of symptoms, high blood pressure can cause damage to your body.


How is your blood pressure?

The only way you know is to check your blood pressure by a health professional. Each time you check your blood pressure, write down on the control board.


Tips to control blood pressure
If you have high blood pressure is important to work together with your doctor, planning an appropriate control program.

l - Take your medicine regularly as prescribed. If you feel after eating something different, tell your doctor.
2 - Attend the office on the scheduled dates of your blood pressure control, allowing the physician to take appropriate action.
3 - If your doctor recommends, learn how to measure your blood pressure at home. Ask them to point the equipment necessary and teach him how to use it. It would be a good idea to learn some family as well.


Preventing and Controlling Hypertension

Regularly check your blood pressure.
Stop smoking.
Minimize the use of alcohol.
Maintain your ideal weight.
Make exercise under medical supervision.
Avoid foods high in fats. They contain large amounts of cholesterol which is harmful to your health.
Decrease the salt in their food.
Avoid tension. Better deal with your life.
Reduce your weight.





1 - Brain

Hypertension is known to cause two types of cerebrovascular accidents (CVA), commonly known as stroke, the ischemic, when the high pressure favors the clogging of a vessel and prevents irrigation of blood at the scene, and the bleeding, if there is rupture of arteries, bleeding and clotting. Both can cause death or irreversible sequelae such as paralysis of one side of the body and difficulty in speech. It also encourages the development of a type of dementia caused by the gradual destruction of brain tissue caused by a sequence of small strokes, the less severe ischemic and hemorrhagic.

2 - EYES

The arteries that supply the retina (inner layer of the eye responsible for vision) are very thin and delicate. They can rupture and lead to blindness.



3 - HEART




The same mechanism is liable to undermine the most important organ of the body. If one of its vessels is compromised, it is likely to be angina (chest pain caused by lack of irrigation), and consequently infarction. In addition, over time, you may experience a failure: to win a greater resistance of the arteries, due to the increased pressure, the heart must pump harder. Because it is a muscle, it can swell gradually until you reach a point where you can not pump enough blood to meet your size. So, going under ..



4 - KIDNEY



They both tend to cause hypertension and suffer from the disease. That's because produce hormones (renin and angiotensin) responsible for regulating blood pressure. Renin - in large quantities in the body of hypertension - stimulates the production of angiotensin, which in turn facilitates the narrowing of the arteries. On the other hand, since the pressure is high, the kidneys are no raw material (blood) to work and will atrophy, a process called nephrosclerosis. If you arrive to kidney failure, the only recourse is to hemodialysis and transplantation.




5 - PENIS

The body can go without blood supply. As it depends on the erection to occur, high blood pressure can lead to impotence.




6 - LEGS

As not enough blood reaches the muscles, they are without oxygen. This causes pain when walking or exercising.

The continued increase in blood pressure causes damage occurs in the arteries from different parts of the living organism. Hypertension is a risk factor for atherosclerosis. Like any artery in the body can be blocked by atherosclerosis, virtually every organ may change due to hypertension, are frequent:

in the heart - the Acute Myocardial Infarction (AMI), and insufficient cardíaca.Cardiopatia cardiomyopathy.
in the brain - Stroke (CVA).
kidney - renal failure.
eyes - decreased vision and problems retina.Retinopatia.

CAUSES



Primary hypertension. In most cases, Hypertension is considered essential, that is, it is a disease itself. In 95% [citation needed] of the cases the cause is unknown. In these patients there is increased stiffness of the arterial walls, a fact which is favored by genetic inheritance in 70% of cases. For this reason, it is necessary to verify the patient's family history, since, if their parents or close relatives are hypertensive, it is most likely to develop the disease.




THE secondary. Occurs when a particular causal factor predominates over the other, while others may be present.
Hypertension by renal parenchymal disease.
Renovascular hypertension. Renovascular hypertension is caused by a problem in the renal arteries. In order reaction, the affected kidney produces hypertensive substances. The correction of kidney problems may lower blood pressure.
Hypertension by primary aldosteronism.
Pregnancy-related hypertension.
Hypertension related to the use of drugs.
Hypertension related to the use of anti-conceptional.
Hypertension related to the use of corticosteroids.
Hypertension related to the use of anti-inflammatory.
Hypertension related to pheochromocytoma. Pheochromocytoma is a tumor that produces vasoconstrictor substances that increase blood pressure, produce tachycardia, headache and sweating. The removal of this tumor may decrease blood pressure.
Hypertension related

Other causes:
- Family history

People who have family members with high blood pressure are more likely to be hypertensive. If your case report to the doctor.


- Age

High blood pressure occurs in most cases in people over 35 years. The risk increases with age.


- Race

High blood pressure is more common in black people than in white women.


- Sal

Excessive intake of salt predisposes to increased blood pressure, to retain fluid and dilate the blood vessel.


- Obesity

People who are overweight are more likely to develop hypertension. Find out what your normal weight for their age, height and sex and, if you are above this weight, see your doctor and dietitian about a diet and exercise program suited to a gradual loss of weight.


- Diabetes

People with diabetes often also suffer from hypertension. This combination increases the risk of heart and kidney disease.


- Abuse of alcohol

Studies have shown that alcohol abuse may be associated with high blood pressure. The meaning of "abuse" may differ from person to person depending on weight, diet and heredity. Anyway it is recommended moderation.


- Sedentary life

A lifestyle without regular exercise increases the likelihood of overweight, meaning a risk factor for the development of hypertension.


- Cigarette

Cigarette smoking is a contributing factor to elevate blood pressure.



TREATMENT



In cases that require medication are several classes of drugs used, singly or jointly. Among other possibilities available to patients by prescription, are:

Diuretics
Inhibitors of the sympathetic nervous system
Centrally acting drugs
Intermediate-acting drugs
Ganglionic blockers
Postganglionic blockers
Peripherally acting drugs
Alpha-adrenergic antagonists
Beta-adrenergic antagonists
Inhibitors of endothelin
Calcium channel antagonists
Angiotensin-converting enzyme angiotensin II
Receptor antagonists, angiotensin II AT1
Direct vasodilators
Nitrates

SIGNS AND SYMPTOMS



The main sign of the disease, is a persitente high blood pressure. Hypertension, by itself, does not usually cause symptoms, so it is known as the "silent killer".
Symptoms with headache, malaise, dizziness and nose bleeds do not show a good correlation with elevated blood pressure. Often, the diagnosis of hypertension is made only in the presence of cardiovascular complications.







TABLE (TEENS)

The values ​​of 90 and 95 percentiles of blood pressure for each age group are normalized to the percentile of the stature of children and adolescents.

Smaller than the 90th percentile Normal
Between 90 and 95 percentiles Borderline Normal
Greater than the 95th percentile Hypertension





NURSING CARE


Some ezemplos:


Directed care plan for self-care of patients with hypertension
Keep patient calm
Check vital signs with emphasis on PA
Control of diuresis
Maintain good visibility of the chest so you can observe the expansion during ventilation
Monitoring of O2 saturation
Observe, communicate level of consciousness
Observe, communicate acceptance of diet
Administer prescribed medications, evaluate its effects

Encourage the patient following therapy
Regularly evaluate the TA
Provide information when the patient concerning procedures
Record everything.

Nenhum comentário:

Postar um comentário